Elas chegam às 8 horas da manhã no Supermercado Bon Marche da Barra da Tijuca e só saem de lá às 11 horas. E não é para fazer compras.
Há 4 anos, de segunda a sexta-feira, cerca de 150 mulheres (são mais de 300 inscritas) freqüentam assiduamente o Grupo da Melhor Idade para começarem bem o seu dia fazendo ginástica, dança de salão, dança do ventre, tai chi chuan, coral e teatro.
As atividades são realizadas num amplo espaço que foi reservado no estacionamento do sub-solo, onde, após as aulas, é servido um café-da-manhã balanceado.

Aliar entretenimento aos locais de compras tem sido cada vez mais uma estratégia adotada por shoppings e supermercados. Investindo em simpatia, o retorno é uma fidelidade espontânea da clientela do bairro, que pauta suas preferências mais pelo "algo mais"no atendimento do que pela diferença de preços .

- O objetivo não é fazer um trabalho filantrópico, mas de integração com os clientes que moram no bairro, explicam Neidir Rodrigues e Denise Bauerfeldt , coordenadoras do projeto. O sucesso do projeto na Barra da Tijuca foi tão grande que já implantamos o programa em outras sete unidades da rede. Em cada supermercado chegamos a ter 600 pessoas inscritas. Na Tijuca, tivemos que abrir três turmas de ginástica, para atendermos a todas as pessoas que queriam participar, completam, orgulhosas.


- Até hoje, já passaram pelo Grupo da Melhor Idade mais de 1.000 senhoras, muitas delas acompanhadas dos maridos, conta Júlia Oliveira, supervisora que acompanha o trabalho desde sua criação. - Quem não vem mais é porque se mudou do bairro.E ainda temos uma fila imensa, esperando por uma vaga, acrescentou.

PROGRAMAÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS

Segunda-feira - Aulas de ginástica e dança do ventre , com a professora Dayse.
- Ninguém fica com vergonha de colocar a barriga de fora para fazer melhor a aula, explica Dayse, que já fez várias apresentações em eventos, onde as alunas vão vestidas a caráter.

 

Terça-feira - Aulas de Tai Chi Chuan, com o Professor Alexandre Gomes.
- Começar o dia "zen" é o melhor antídoto contra o stress da cidade grande, conta Alexandre . Muitas alunas chegam aqui por recomendação médica, por conta de problemas de pressão alta, colesterol e coração.

 

Quarta-feira, - aulas de ginástica e teatro. O autor teatral André Luis França e as atrizes Monique Lafont e Najla Raja preparam as "meninas", como são carinhosamente chamadas, para a apresentação de uma peça um teatro. A peça encenada em 2001 foi de autoria de uma aluna, que revelou seu talento de escritora. Os ensaios para este ano já começaram: será uma comédia satirizando os personagens dos tradicionais contos de fada.


Quinta-feira - aulas de coral, sob a regência do maestro Eduardo Feijó . O coral tem se apresentado em vários eventos e festividades no Rio de Janeiro, como a Feira da Providência.





Sexta-feira - aula de ginástica, seguida de dança de salão com o Professor Marlon.

 

 

 

As atividades do Grupo Bom da Melhor Idade não ficam restritas às aulas. Além das festas de aniversário, juninas, passeios e excursões, todos os anos a rede Bom Marche promove o concurso de beleza para várias faixas de idade depois dos 50, com participantes de todas as filiais da cidade.

Evelyn Bauerfeldt, moradora da Barra, em 2000 subiu ao palco do Garden Hall para receber a faixa da Rainha da Terceira Idade na categoria de 70 a 79 anos. No mesmo ano, foi a grande vencedora do concurso "A mais bela senhora do Rio", realizado no Scala.

 

 

 

TERAPIA QUE NÃO TEM PREÇO

Luci Oliveira, 60 anos, ficou em depressão depois que o filho foi morar sozinho. Ficava em casa fazendo tricô e pensando na vida. Até que a coordenadora Júlia, sua vizinha, levou-a para o Grupo Bon da Melhor Idade. Hoje Luci não só é a mais alegre da turma como também a mais pontual.

Como Luci, também Dona Altina, 84 anos, não saía de casa nem andava sozinha na rua. Há 4 anos no grupo, ela conta que ficou independente e até sua pele "remoçou". Dona Altina é uma das vozes mais bonitas do coral.

Como Luci e Dona Altina, cada aluna tem um caso para contar de resgate de sua auto-estima e revelação de novos talentos na música, na dança e no teatro.
"Viver... e não ter a vergonha de ser feliz". A música de Gonzaguinha pode muito bem ser o lema destas pessoas que redescobriram a alegria de viver.

_________________________________________________________________________________________________________________________________
Página principal :: Quem Somos :: Nossa Revista :: Entre em contato :: Trabalhe conosco :: Como Anunciar :: Editorial

© Todos os direitos reservados à Filial Web Soluções Ltda. Este material não pode ser
publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.