ENTREVISTA COM O PERSONAL TRAINER VAGNER DE CARVALHO.

PortalBARRA: Fale de sua experiência como professor de educação física.
Vagner: Eu me formei pela Castelo Branco em 1990, tendo experiência com esportes desde os 12 anos de idade. Fiz faculdade de educação física e comecei a trabalhar com natação, no entanto não me identifiquei muito. Fui então para a área de academia, depois migrei para o personal, atendendo a algumas personalidades, como a Nívea Stelman. Foi então que resolvi abrir a minha sala (Shopping Millennium, Bloco 01 - Sala 258. Tel: 2438-8285) para atender meus clientes mais reservadamente.

PortalBARRA: Porque você decidiu ser personal trainer?
Vagner:
Quando trabalhava em academias de ginástica, notei que muitas pessoas queriam um trabalho mais personalizado, no entanto tinham dificuldades com o ambiente dentro da academia. Então resolvi abrir uma sala para atender a essas pessoas de uma forma individual, evitando o tumulto das academias.

PortalBARRA: A opção de praticar atividades físicas com um personal trainer se deve à timidez em freqüentar uma academia, ou à vergonha de não ter um físico "malhado"?
Vagner:
A timidez, o corpo fora de forma e também a falta de tempo interferem. Mas o trabalho, a procura pelo personal em separado, é por causa da carência do atendimento. Na minha sala, eu atendo até 3 pessoas por horário, porém elas têm um atendimento sempre individual, e conseguem ter um resultado muito além daquele obtido numa academia.

PortalBARRA: Qual é o custo/benefício de um treinamento com personal trainer?
Vagner:
Em um primeiro momento, quando se contrata um personal, o custo aumenta. É preciso pagar a academia e o próprio personal. No entanto, a pessoa passa a contar com um profissional ao seu lado especialmente para avaliar e supervisionar a sua condição física e a execução correta de todos os exercícios físicos. Logicamente, os resultados são melhores e mais rápidos. No meu caso, como tenho uma sala montada com equipamentos, a pessoa paga apenas pelo meu trabalho de personal e ganha um local para desenvolver os exercícios.

PortalBARRA: O personal trainer faz uma avaliação completa do aluno?
Vagner:
Ninguém deve iniciar uma atividade física sem uma prévia avaliação funcional e médica também. Na minha sala faço uma avaliação funcional, na qual eu obtenho dados que vão me servir para esse atendimento individual, além de obter dados sobre a saúde da pessoa. Se for apresentado alguma anomalia, alguma coisa que vai impossibilitá-la de fazer determinada atividade, eu só a libero com atestado médico. Todo mundo, sem exceção, só deve iniciar uma atividade física através da liberação de um médico e/ou de um profissional de educação física.

PortalBARRA: Testar o coração também é importante?
Vagner:
Sim, a partir de uma idade que o Conselho de Educação Física estipula, que é a partir de 50 anos, as pessoas só podem iniciar uma atividade física com o parecer de um cardiologista, ou seja, com o teste de esforço. Abaixo de 50 anos, são necessárias as avaliações funcionais.

PortalBARRA: Que tipo de trabalho você oferece aos seus clientes?
Vagner:
Aqui na sala eu tenho o trabalho de musculação localizado com alteres e caneleiras, além de esteira e bicicleta. Como a sala é em frente ao Novo Leblon, eu tenho possibilidade de caminhar pelo condomínio com os alunos que necessitam e gostam de fazer um trabalho extra, de fazer caminhada ou corrida no bosque e no condomínio também. Às vezes vou até a praia com o aluno fazer uma caminhada e uma corrida também

PortalBARRA: Qual é o prazo para uma pessoa de vida sedentária entrar em forma?
Vagner:
Aproximadamente de 2 a 3 meses, dependendo da assiduidade da pessoa às atividades físicas e à sua dieta alimentar.

PortalBARRA: Você também orienta quanto à dieta alimentar?
Vagner:
Na minha equipe, tenho uma nutricionista que indico para as pessoas que necessitam de complemento alimentar ou de uma dieta para emagrecer. Agora quem tem nutricionista fora, também não tem problema nenhum, o importante é fazer um trabalho nutricional acompanhado, porque aí os resultados vão vir muito mais rapidamente. O tempo de uma reavaliação é de 2 a 3 meses, dependendo da assiduidade. Então se o aluno tiver uma boa assiduidade, começa a ver os resultados mais rápido.

PortalBARRA: Qual é o mínimo de atividades diárias ou semanais que uma pessoa deve ter?
Vagner:
No mínimo 2 vezes e no máximo 5 vezes por semana.

PortalBARRA: Qual deve ser a duração da atividade física?
Vagner:
O período vai de acordo com o tempo disponível de cada pessoa. Se ela puder fazer meia hora por dia, legal. Agora, menos que isso, pode até adiantar, mas depende do objetivo. Para uma pessoa que quer fazer uma caminhada, quer emagrecer, ou melhorar o condicionamento cardio-vascular, ela tem que fazer de 30 a 40 minutos de caminhada, controlando a freqüência cardíaca através do freqüencímetro. Mas, se tiver condições de fazer atividade acompanhada por um profissional, é muito melhor.

PortalBARRA: Dá para uma pessoa ser auto-didata em atividades físicas?
Vagner:
Fazer atividade física todos acham que sabem fazer. O médico manda a pessoas caminharem e elas acham que tem que fazer sozinhas, mas é um risco muito grande fazer. Assim como uma pessoa que está doente procura um médico, quem quer fazer uma atividade física deveria procurar um profissional de educação física para avaliar as condições do treinamento a ser desenvolvido.

PortalBARRA: Caminhar tem contra-indicação?
Vagner:
Caminhar não tem muito problema. É preciso ter cuidado com o tênis, com a roupa adequada, além de controlar a freqüência cardíaca para alcançar um bom resultado. Muitas vezes as pessoas caminham no asfalto, no cimento, isso é um impacto muito forte, uma agressão à coluna e ao joelho. A orientação de um profissional quanto ao tênis adequado passa a ser fundamental. Isto ressalta ainda mais a importância de um personal, porque ele entra nesses aspectos também, não só na atividade física. Ele cuida dos mínimos detalhes.

PortalBARRA: A gente costuma ver pessoas que caminham com bastante roupa. Isso ajuda a transpirar mais?
Vagner:
Com certeza não. A gente tem que usar roupas de acordo com a temperatura ambiente. Se tiver frio, põe roupa de frio. À medida que for esquentando, pode tirar a roupa, e quando tiver calor, use pouca roupa, que vai ajudar a transpiração. Muita gente não sabe, mas quem faz atividade física transpira mais com pouca roupa do que com muita. Isto tudo é uma ilusão.

PortalBARRA: Qual é a diferença entre um personal trainer e um professor de educação física?
Vagner:
Nem todo personal trainer é formado em educação física, mas todo professor de educação física pode ser um personal trainer. Daí a importância de, ao procurar um personal, saber sua qualificação, para se ter um profissional que é um educador físico.

 
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Página principal :: Quem Somos :: Nossa Revista :: Entre em contato :: Trabalhe conosco :: Como Anunciar :: Editorial

© Todos os direitos reservados à Filial Web Soluções. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.