Leonora Cavaliere

Entrevista com Leonora Cavaliere, idealizadora e organizadora do Garimpo Cultural, que é um evento voltado à terceira idade.

Veja como foi a inauguração do "Espaço da Maturidade"

PortalBARRA: Você é a criadora deste evento, como surgiu toda esta idéia?

Leonora: Quem criou fui eu e já faço isso há dez anos aqui na Barra, há muitos anos eu venho lutando em prol da maturidade. Em todas as grandes iniciativas e todas as ações da região foi uma honra que Deus me deu.
Aqui na Barra, ajudei na implantação da faculdade da terceira idade na Gama Filho, Down Town, e na Estácio em diversos locais: Copacabana, Cabo Frio, Juiz de Fora, Ilha do Governador e Barra da Tijuca. Eu achei que estava na hora de expandir um pouquinho, foi quando recebi um convite da Prefeitura do Rio de Janeiro que tinha acabado de formar a Secretaria Especial da Terceira Idade, e nela estou. Sou responsável pela coordenação da Barra da Tijuca, Recreio, Vargem Grande, Vargem Pequena e Joá. Hoje eu tenho mais ferramentas para chegar nos lugares e pedir espaço e conscientizar os empresários, os shoppings da necessidade de haver um espaço reservado à terceira idade.

PortalBARRA: Em relação à esse espaço aqui no New York, como é o contrato? E tem mais algum em vista?

Leonora: Esse espaço está sendo inaugurado hoje e não sabemos até quando vamos ficar, mas até dezembro, com certeza, nosso contrato está firmado. Estou também com o convite do Barra Square e negociando com vários shoppings. No Bingo da Barra, no dia nove de outubro, vai ser inaugurado mais um espaço da maturidade. O evento vai ser um chá maravilhoso. Vou ensinar todas elas a mexerem naquelas máquinas porque é uma questão de ficarem atualizadas, de cidadania, porque o idoso tem que ficar a parte de tudo? Eu luto para que todas as novidades na área de medicina, e em todas as áreas, sejam passadas para elas.

PortalBARRA: Como foi feita a seleção das obras e artistas que estão expostos aqui?

Leonora: Como eu sou da área há muitos anos, conheço já alguns artistas e grandes mestres que considero. A Yara Rangel, por exemplo, é um modelo de integridade que luta para levar as pessoas para o caminho das artes. Há três anos ela leva pessoas para conhecer os artistas da região. È um exponencial e uma pessoa que merece todo meu respeito. Tem também a Raquel Sabóia, que é outra pessoa que admiro e que tem a Casa do Recreio. Desencadeando através delas estão expostos outros profissionais. Além de outras conhecidas nossas.

PortalBARRA: Caso um artista queira expor neste espaço, o que é necessário fazer?

Leonora: Simplesmente ele vem aqui e preenche uma ficha de inscrição e uma pequena taxa, porque nós temos um operacional muito caro. Isso aqui não é só uma exposição, é venda. O artista não pode somente expor, tem que vender suas obras. Muitos vivem da sua arte.
A minha prioridade aqui é acima de cinqüenta anos.

PortalBARRA: Você tem algum recado a dar aos idosos ou a qualquer pessoa?

Leonora: Eu digo sempre assim: "viver e não ter a vergonha de ser feliz", esse é meu lema. Quando Gonzaguinha fez a música, foi iluminado. Para mim, é a coisa mais sagrada que existe, porque as pessoas, infelizmente, principalmente das épocas passadas, ficam presas a amarras. Quando conseguem desvencilhar-se delas começam a despertar.
Eu fiz há pouco tempo, no Arouca Barra Clube, a Musa da Cidade Maravilhosa, foi belíssimo o concurso que contou somente com mulheres acima de 60 anos. Teve até briga no final, a senhora de 80 anos que ficou em segundo lugar, não aceitou perder para uma de 63, dizendo que ela era uma menina. Ela achava que ela tinha que ganhar e ficou até brigada comigo. Elas se sentem adolescentes.




 

© Todos os direitos reservados à Filial Web Soluções Ltda. Este material não pode ser
publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.