O MITO DO AMOR MATERNO
O sentimento de culpa das mães que trabalham fora

A sociedade moderna vem nos apresentando o seguinte quadro: a mulher, a quem sempre coube o papel de educadora na estrutura familiar, tem procurado também se realizar profissionalmente e, quando tem filhos, precisa encontrar alguém de muita confiança para substituí-la junto a ele durante o período de seu trabalho. Se o casal tiver sorte, poderá encontrar uma pessoa bondosa para ficar com a criança, mas nunca alguém com conhecimentos pedagógicos e fundamentos filosóficos que favoreçam a ação educacional adequada. O homem ainda traz o "ranço machista" de que educar é coisa de mulher. Pelo acúmulo de diferentes atribuições, ambos se tornam pessoas ansiosas e "cheias de dúvidas". A mulher, além das dúvidas, sente-se "culpada" por dedicar-se, também, à sua profissão. Desta forma, o tempo dispensado à criança fica comprometido pelos sentimentos contraditórios que estão presentes no psiquismo dos pais.
Assim, será muito melhor que a criança, nessa fase, vá para a escola, onde terá a atenção de pessoas especializadas, evitando-se, desse modo, que se instale em sua mente a sensação de ser um "estorvo" na vida de seus pais.
Mesmo na atualidade, vemos também que, após todo o movimento de emancipação feminina, há mulheres que realmente amam o serviço doméstico e fazem a opção pelo trabalho do lar. E quantas não são as que diminuem o seu tempo de trabalho fora do lar, para atender às necessidades de seu bebê? Outro fato interessante é perceber, em muitos pais, o instinto materno, ou seja, o pai que é muito mais materno do que a mãe.
Dá para conjugar o trabalho fora do lar e o trabalho para atender às necessidades da criança. O que os pais devem fazer é dar qualidade ao tempo que tiverem disponível para ela. Dar qualidade ao tempo significa engajar-se emocionalmente na realidade infantil.

Trecho extraído do livro "Manual para professores e pais de primeira viagem", de autoria da pedagoga Leila S. Brandão.
Para comprar o livro, clique aqui.

 
_________________________________________________________________________________________________________________________________
Página principal :: Quem Somos :: Nossa Revista :: Entre em contato :: Trabalhe conosco :: Como Anunciar :: Editorial

© Todos os direitos reservados à Filial Web Soluções. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.