Segundo estatísticas, a Barra da tijuca é o bairro da cidade do Rio de Janeiro que mais se desenvolveu nos últimos 25 anos. O número de moradores aumentou, o comércio cresceu de forma avassaladora, mas pouco se fez para melhorar a condição básica de todo cidadão: - o direito de ir e vir com tranqüilidade, segurança e rapidez.
Transitar pela Barra em determinados horários é um atentado à paciência do motorista.
Os principais acessos à região ficam diariamente engarrafados. Não existem mais opções pelo asfalto. São carros, caminhões, ônibus e motos querendo entrar e sair da Barra todos os dias e sempre com dificuldade.
Há muitos anos os moradores pedem saídas alternativas para o transporte coletivo da região. Duas opções têm sido debatidas: - a primeira seria sobre os trilhos do metrô e a outra viria do mar pelas barcas.
Esta última teve um avanço significativo na última terça-feira (2 de julho de 2002). Em um encontro
realizado na ACIBARRA com lideranças da Barra da Tijuca, o Secretário de Transportes do Estado, Raul de Bonis, apresentou os primeiros números dos estudos que viabilizariam a ligação marítima entre a Barra da Tijuca e a Praça XV, no centro do Rio.
Segundo De Bonis, a opção das barcas é a mais acessível para o governo, pois a natureza já “construiu” a via de circulação que é o mar. As empresas rivadas têm se mostrado favoráveis ao projeto e estão dando o apoio necessário para a operação marítima.

O Projeto:

1-O estudo da demanda de passageiros:

Este foi o primeiro estudo apresentado na reunião. Segundo os membros da secretaria, é importante fazer a integração perfeita entre o terminal hidroviário com o rodoviário. É necessário fazer a ligação com passageiro do barco e o do ônibus.
A idéia do projeto é simplificar ao máximo o dia-a-dia do usuário formando uma tarifa única e integrado ônibus/barca - barca/ônibus para facilitar a alimentação de entrada e saída de passageiros.
O valor da passagem ainda não foi definido, mas especula-se que ficaria em torno de 4 reais. O tempo de duração do percurso Barra/Praça VX deve ser de aproximadamente 30 minutos.

2-Tecnologia das embarcações é realidade:

Um grupo de especialistas está trabalhando junto ao Governo para viabilizar uma solução dentro da área tecnológica para a ligação externa da Baia de Guanabara.
Já existem embarcações disponíveis no mercado para a realização do projeto. Algumas empresas do ramo já se propuseram a formar parcerias, não havendo portanto a necessidade de investimento para a compra ou construção destes equipamentos.

3-Lagoas estão incluídas no projeto:

Outro passo que a Secretaria de Transportes está começando a
desenvolver é a extensão do modal hidroviário dentro do complexo lagunar da Lagoa de Jacarepaguá, Lagoa da Tijuca e Lagoa da Sernambetiba. Unindo a tecnologia com a natureza seria possível fazer a ligação até o Recreio e à parte final da Lagoa da Tijuca.

Possíveis locais de instalação do terminal hidroviário:
Canal da Joatinga, no Deck da Barra
Posto 5 da Sernambetiba
Emissário Submarino (posto 8)
Pontal da Sernambetiba no Recreio

Para os membros da reunião, a melhor opção seria o posto 8 onde existe uma verdadeira integração na Barra da Tijuca. Todos os pontos do bairro saem daquela região, sendo portanto, o acesso ideal para o encontro do terminal hidroviário com o rodoviário.
Segundo o Secretário Raul de Bonis, a região da Barra, Recreio e Jacarepaguá conquistou um espaço muito importante na cidade. Melhorar o transporte da região é permitir o desenvolvimento econômico e social da área, além de melhorar a qualidade de vida da população.
Os integrantes da secretaria pedem paciência aos moradores da região em relação ao metrô. Segundo o Secretário, a obra é mais cara, muito mais dispendiosa e necessitaria de um tempo muito maior para a implantação.
Concluiu-se então na reunião da ACIBARRA que, entre as opções possíveis, o transporte hidroviário é a melhor saída para tentar desafogar o caos urbano que se transformou a Barra da Tijuca. Em agosto uma nova reunião deve ser marcada para que haja a definição dos pontos de partida para a viabilização do projeto.





 
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